Inicio

Descoberta reforça tese sobre a importância de asteroides para origem da vida na Terra

Novo estudo também pode oferecer pistas capazes de ajudar na busca por seres vivos em outros planetas
Por History Channel Brasil em 13 de Outubro de 2024 às 16:05 HS
Descoberta reforça tese sobre a importância de asteroides para origem da vida na Terra-0

Cientistas conseguiram identificar a origem dos elementos voláteis na Terra utilizando a "impressão digital" química do zinco encontrado em meteoritos. A pesquisa sugere que, sem os asteroides "não derretidos", a quantidade desses compostos poderia não ter sido suficiente para o surgimento da vida no nosso planeta. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Science Advances.

Elementos voláteis

Os elementos voláteis são aqueles que se transformam em vapor a temperaturas relativamente baixas, como a água e os seis elementos mais comuns nos organismos vivos. O zinco presente em meteoritos tem uma composição específica, o que permite rastrear as fontes dos voláteis encontrados no planeta. Estudos anteriores já indicavam que o zinco da Terra veio de diferentes regiões do Sistema Solar: metade originou-se de áreas além de Júpiter, e a outra metade, de regiões mais próximas ao nosso planeta. 

Um meteorito de ferro do núcleo de um planetesimal derretido (esquerda) e um meteorito condrito, derivado de um planetesimal "primitivo" e não derretido (direita)
Um meteorito de ferro do núcleo de um planetesimal derretido (esquerda) e um meteorito condrito, derivado de um planetesimal "primitivo" e não derretido (direita) - (Imagem: Rayssa Martins/Ross Findlay/Universidade de Cambridge/Divulgação, via EurekAlert)

"Uma das questões mais fundamentais sobre a origem da vida é de onde vieram os materiais necessários para que a vida pudesse evoluir", disse a pesquisadora Rayssa Martins, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. "Se conseguirmos entender como esses materiais chegaram à Terra, isso pode nos dar pistas sobre como a vida se originou aqui e como ela pode surgir em outros lugares", completou. 

Os planetesimais, corpos celestes primitivos, são peças-chave na formação dos planetas rochosos como a Terra. Aqueles formados mais tarde no Sistema Solar, com níveis de radioatividade mais baixos, preservaram melhor seus elementos voláteis, ao contrário dos planetesimais que se formaram antes e derreteram, perdendo grande parte desses compostos.

A pesquisa revela que cerca de 70% da massa da Terra veio de planetesimais derretidos, mas apenas 10% do zinco do planeta foi originado por eles. O restante foi trazido por materiais "não derretidos", o que reforça a importância desses corpos primitivos na preservação dos elementos voláteis essenciais para a vida.

Fontes
Universidade de Cambridge, via EurekAlert
Imagens
istock