Novo estudo também pode oferecer pistas capazes de ajudar na busca por seres vivos em outros planetas
Por History Channel Brasil em 13 de Outubro de 2024 às 16:05 HS
Descoberta reforça tese sobre a importância de asteroides para origem da vida na Terra-0

Cientistas conseguiram identificar a origem dos elementos voláteis na Terra utilizando a "impressão digital" química do zinco encontrado em meteoritos. A pesquisa sugere que, sem os asteroides "não derretidos", a quantidade desses compostos poderia não ter sido suficiente para o surgimento da vida no nosso planeta. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Science Advances.

Elementos voláteis

Os elementos voláteis são aqueles que se transformam em vapor a temperaturas relativamente baixas, como a água e os seis elementos mais comuns nos organismos vivos. O zinco presente em meteoritos tem uma composição específica, o que permite rastrear as fontes dos voláteis encontrados no planeta. Estudos anteriores já indicavam que o zinco da Terra veio de diferentes regiões do Sistema Solar: metade originou-se de áreas além de Júpiter, e a outra metade, de regiões mais próximas ao nosso planeta.

Um meteorito de ferro do núcleo de um planetesimal derretido (esquerda) e um meteorito condrito, derivado de um planetesimal "primitivo" e não derretido (direita) - (Imagem: Rayssa Martins/Ross Findlay/Universidade de Cambridge/Divulgação, via EurekAlert)

"Uma das questões mais fundamentais sobre a origem da vida é de onde vieram os materiais necessários para que a vida pudesse evoluir", disse a pesquisadora Rayssa Martins, da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. "Se conseguirmos entender como esses materiais chegaram à Terra, isso pode nos dar pistas sobre como a vida se originou aqui e como ela pode surgir em outros lugares", completou.

Os planetesimais, corpos celestes primitivos, são peças-chave na formação dos planetas rochosos como a Terra. Aqueles formados mais tarde no Sistema Solar, com níveis de radioatividade mais baixos, preservaram melhor seus elementos voláteis, ao contrário dos planetesimais que se formaram antes e derreteram, perdendo grande parte desses compostos.

A pesquisa revela que cerca de 70% da massa da Terra veio de planetesimais derretidos, mas apenas 10% do zinco do planeta foi originado por eles. O restante foi trazido por materiais "não derretidos", o que reforça a importância desses corpos primitivos na preservação dos elementos voláteis essenciais para a vida.

Universidade de Cambridge, via EurekAlert