Descoberto um planeta do tamanho da Terra onde um ano dura menos que um dia
Um novo estudo publicado na revista Nature Astronomy detalha a descoberta de um exoplaneta do tamanho da Terra. Batizado de Speculoos-3b, ele orbita uma estrela anã vermelha ultrafria, a cerca de 55 anos-luz de nós. O mais curioso é que um ano por lá dura menos que um dia terrestre.
Speculoos-3b
Os astrônomos afirmam que a estrela deste sistema planetário tem cerca de metade da temperatura do nosso Sol e é 100 vezes menos luminosa, no entanto, sua "expectativa de vida" é 100 vezes mais longa. Além disso, eles revelaram que o Speculoos-3b tem um de seus lados sempre voltado para sua estrela, fazendo com que a temperatura dessa região atinja 2600 graus Celsius.
Por outro lado, a outra face do planeta nunca olha para o seu sol, permanecendo em escuridão perpétua. A órbita de Speculoos-3b ao redor de sua estrela é tão curta que uma volta completa (o equivalente a um ano terrestre) dura apenas 17 horas. Segundo os pesquisadores, a descoberta é importante pois ajuda a compreender melhor os mundos potencialmente habitáveis e a durabilidade de alguns sistemas planetários no universo.
"Estamos fazendo grandes progressos em nosso estudo de planetas orbitando outras estrelas. Agora alcançamos o estágio em que podemos detectar e estudar exoplanetas do tamanho da Terra em detalhe. O próximo passo será determinar se algum deles é habitável, ou até mesmo habitado", disse Steve B. Howell, pesquisador da NASA e um dos descobridores do Speculoos-3b.