Inicio

Elon Musk anuncia que implantará dispositivos em cérebros humanos em seis meses 

Macaco que recebeu o aparelho foi usado para demonstrar como funciona o implante capaz de controlar dispositivos eletrônicos
Por History Channel Brasil em 02 de Dezembro de 2022 às 14:31 HS
Elon Musk anuncia que implantará dispositivos em cérebros humanos em seis meses -0

O magnata tecnológico Elon Musk anunciou que sua empresa Neuralink, especializada em implantes cerebrais, poderá começar a implantar em humanos um dispositivo que permite a comunicação com um computador dentro de seis meses. O equipamento consiste em uma interface sem fio entre cérebro e máquinas. O objetivo é ajudar pessoas com problemas neurológicos, permitindo que controlem equipamentos remotamente com o uso da mente.

Implante em macaco

“Apresentamos, acredito, a maior parte de nossa documentação à FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos) e acreditamos que provavelmente em cerca de seis meses podemos ter nosso primeiro Neuralink em um humano”, afirmou Musk.  Assim como ocorreu em uma apresentação no ano passado, quando a companhia mostrou um macaco jogando vídeo games e movendo um cursor em uma tela por meio do implante cerebral, desta vez um macaco apareceu “digitando” com a mente. 

“Temos trabalhado duro para estarmos prontos para nosso primeiro implante humano, e obviamente queremos ser extremamente cuidadosos e estarmos certos de que ele funcionará bem antes de inserir um dispositivo em um humano”, advertiu Musk.  “A princípio, habilitaríamos alguém que quase não tem capacidade para coordenar seus músculos... e o permitiríamos controlar seu telefone mais rápido que alguém que possui mãos funcionais”, detalhou.

Embora o anúncio tenha sido feito, a Neuralink está dois anos atrasada com respeito a seus planos originais de implantar seu chip em cérebros humanos, em grande parte por não ter cumprido repetidamente os prazos internos para obter a aprovação da FDA. No início do ano, a empresa também foi acusada de maltratar os macacos submetidos a implantes cerebrais.

Fontes
Infobae
Imagens
iStock