Encontradas evidências de que a água da Terra é mais antiga que o Sol
Astrônomos encontraram evidências de que a água existente na Terra é ainda mais velha que o nosso Sol. Eles chegaram a essa conclusão ao analisar dados colhidos pela rede de radiotelescópios ALMA (Atacama Large Millimeter Array), do Observatório Europeu Austral (ESO). Observações feitas com o equipamento indicaram a presença de água gasosa no disco de formação de planetas em torno de uma estrela situada a 1300 anos-luz de distância do nosso planeta. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista científica Nature.
Assinaturas químicas da água
A descoberta foi feita estudando a composição da água em V883 Orionis, uma jovem estrela cercada por um enorme disco de material que um dia formará planetas. Quando uma nuvem de gás e poeira colapsa, ela forma uma estrela em seu centro. Ao redor dela, o material da nuvem também forma um disco. Ao longo de alguns milhões de anos, a matéria no disco se aglomera para formar cometas, asteroides e, eventualmente, planetas. A equipe de John J. Tobin, astrônomo do National Radio Astronomy Observatory, nos Estados Unidos, e principal autor do estudo usou o ALMA para medir as assinaturas químicas da água e seu caminho desde a nuvem de formação estelar até os planetas.
A água geralmente consiste em um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. A equipe de Tobin estudou uma versão ligeiramente mais pesada da água, onde um dos átomos de hidrogênio é substituído por deutério, um isótopo pesado de hidrogênio. Como a água simples e a pesada se formam sob condições diferentes, sua proporção pode ser usada para rastrear quando e onde a água foi formada. Por exemplo, essa proporção em alguns cometas do Sistema Solar mostrou ser semelhante à da água na Terra, sugerindo que os cometas podem ter trazido água para a Terra.
A jornada da água das nuvens para as estrelas jovens e, posteriormente, dos cometas para os planetas já havia sido observada, mas até agora a ligação entre as estrelas jovens e os cometas não havia sido feita. "V883 Orionis é o elo que faltava neste caso”, disse Tobin. “A composição da água no disco é muito semelhante à dos cometas do nosso próprio Sistema Solar. Esta é a confirmação da ideia de que a água nos sistemas planetários se formou bilhões de anos atrás, antes do Sol, no espaço interestelar, e foi herdada tanto pelos cometas quanto pela Terra, relativamente inalterada”, completou.