Estudo revela como os seres humanos perderam seus rabos
Um grupo de cientistas dos Estados Unidos anunciou que descobriu por que os humanos perderam seus rabos. O estudo concluiu que uma mutação genética está por trás da falta de cauda na nossa espécie. A pesquisa, liderada por Bo Xia, da Universidade de Nova York, foi publicado no periódico BioRxiv.
Correlação entre genes e caudas
Os cientistas analisaram os rabos de diversas espécies e concluíram que existem mais de 30 genes envolvidos em seu desenvolvimento. Isso é determinante para formar desde a longa extremidade de uma iguana até a ausência de cauda dos gatos da raça manx. Após uma série de testes, os pesquisadores encontraram uma mutação em um gene conhecido como “TBXT”.
Para testar sua teoria, os pesquisadores modificaram os genes TBXT de embriões de ratos. Quando eles se desenvolveram, muitos dos animais não desenvolveram cauda ou apresentaram apenas rabos curtos. Isso provou a correlação entre o TBXT e as caudas.
As mutações do gene TBXT, um dos primeiros genes descobertos há mais de um século, não haviam sido observadas anteriormente pelos cientistas. Segundo os pesquisadores, essa mutação pode ter acontecido por acaso a um símio há mais de 20 milhões de anos, provocando o crescimento de um toco de rabo ou resultando na ausência de cauda.