Exoplaneta é descoberto com dados de um telescópio brasileiro pela primeira vez

Batizado de TOI-4562c, ele é um gigante gasoso com uma massa 5,8 vezes maior que Júpiter
Por History Channel Brasil em 27 de Setembro de 2024 às 15:20 HS
Exoplaneta é descoberto com dados de um telescópio brasileiro pela primeira vez-0

Cientistas brasileiros fizeram uma descoberta inédita ao identificar um exoplaneta utilizando dados de um telescópio nacional. O achado, realizado por uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), liderada pelo estudante de Física Vitor Fermiano e orientada pelo professor Roberto K. Saito, foi descrito em um artigo que será publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

TOI-4562c

O exoplaneta, chamado TOI-4562c, foi detectado por meio de observações do telescópio espacial TESS, da NASA, em conjunto com dados coletados pelo telescópio Zeiss, localizado no Observatório do Pico dos Dias, em Minas Gerais. O planeta é o terceiro identificado em um sistema planetário jovem, em formação. Os dados já constam na Enciclopédia de Exoplanetas.

O professor Saito explicou que o sistema planetário foi inicialmente estudado em 2023, quando o planeta TOI-4562b foi descoberto ao redor da estrela TIC 349576261, a cerca de mil anos-luz da Terra. Segundo ele, esse planeta possui uma órbita excêntrica, e seus trânsitos apresentavam variações inesperadas, sugerindo a presença de um terceiro corpo.

A partir de novas observações, a equipe confirmou a existência do TOI-4562c, um planeta gigante gasoso com uma massa 5,8 vezes maior que Júpiter. Ele tem um longo período orbital de aproximadamente 11 anos, enquanto o planeta TOI-4562b orbita a estrela em 225 dias. A equipe brasileira continuará monitorando o sistema para aprimorar a medição de parâmetros como massa e densidade dos planetas, utilizando a técnica de Variação do Tempo de Trânsito (TTV) combinada com velocidades radiais.

Universidade Federal de Santa Catarina