Explosão solar "canibal" pode atingir a Terra nesta sexta-feira
Pesquisadores alertam que uma explosão solar "canibal" pode atingir a Terra nesta sexta-feira (3/12). O fenômeno pode causar auroras em regiões mais ao sul dos Estados Unidos e da Europa do que o normal. Segundo os cientistas, é possível que também haja apagões na internet, nas transmissões de rádio e nos sistemas de navegação por GPS.
Ejeção de massa coronal
Durante esta semana, foram registradas múltiplas explosões no Sol que expeliram plasma da coroa solar em direção à Terra. Esse fenômeno é conhecido como ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês). As CMEs podem viajar a velocidades que variam entre 250 quilômetros por segundo até três mil quilômetros por segundo.
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) classificou a CME que está prestes a atingir a Terra como "canibal". Isso ocorre quando uma CME mais rápida a caminho da Terra incorpora outra mais lenta à sua frente. Se a CME atingir a Terra, será repelida pela magnetosfera e causará uma tempestade geomagnética.
Segundo os pesquisadores, a tempestade provavelmente será forte (classe G3, que é a terceira mais intensa na escala da NOAA, que vai até 5) e resultará em auroras generalizadas. As tempestades G3 podem causar problemas em equipamentos eletrônicos na Terra, bem como perturbar as ondas de rádio e até prejudicar satélites que orbitam perto da atmosfera terrestre.