Fora de controle: um foguete de Elon Musk está a ponto de colidir com a Lua
Um grupo de astrônomos anunciou que os restos de um foguete lançado pela SpaceX, empresa de Elon Musk, estão prestes a colidir com a Lua. Após cumprir sua missão e ficar sem combustível para retornar à atmosfera terrestre, o propulsor de uma nave que decolou na missão DSCVR 2015 ficou vagando dentro do sistema de gravidade entre a Terra e seu satélite.
Colisão involuntária
Bill Gray, cientista do Project Pluto, informou que o foguete está rumando em direção à Lua, com data de impacto prevista para 4 de março. O equipamento pesa aproximadamente três toneladas e mede 15m de largura por 3m de largura. Ele deve colidir com a face oculta lunar a 2,58 quilômetros por segundo.
Segundo a Agência Espacial Europeia (ESA), essa será a primeira vez que um equipamento espacial irá colidir com a Lua de forma involuntária, o que levantou preocupação entre especialistas. “O impacto lunar iminente do Falcon 9 ilustra bem a necessidade de um regime regulatório abrangente no espaço, não apenas para as órbitas economicamente cruciais ao redor da Terra, mas também para a Lua”, Holger Krag, chefe do Programa de Segurança Espacial da ESA. “Seria necessário um consenso internacional para estabelecer regulamentações eficazes, mas a Europa certamente pode liderar o caminho”, completou.
Anteriormente, começando na década de 1950, objetos feitos pelo homem colidiram com a Lua, mas de forma intencional. A prática era comum durante o programa Apollo, quando foguetes eram usados para induzir tremores na superfície lunar e medir sua potência com sismógrafos.