Força Aérea dos EUA testa com sucesso seu primeiro míssil hipersônico

A Força Aérea dos Estados Unidos testou com sucesso seu primeiro protótipo de míssil hipersônico operacional. O projétil é batizado de AGM-183A Air-launched Rapid Response Weapon - ARRW ("Arma de Resposta Rápida Lançada do Ar", em tradução livre). Sua velocidade não é conhecida, embora alguns afirmem que pode atingir Mach 20 (cerca de 23.000 km/h).
Velocidades hipersônicas
Segundo a Força Aérea, o teste foi realizado em um campo de treinamento na costa da Califórnia. Fabricado pela Lockheed Martin, o projétil foi lançado de um avião bombardeiro B-52H Stratofortress. Testes anteriores haviam focado apenas na detonação, e não em seu disparo.
Not one. Not two. But three - in a row!
— Lockheed Martin (@LockheedMartin) December 12, 2022
This latest successful flight test proves the Air-launched Rapid Response Weapon (ARRW)’s design and demonstrates its capability at hypersonic speeds. pic.twitter.com/mpmRWX8S4S
"Este teste foi o primeiro lançamento de um protótipo completo de míssil operacional", diz um comunicado das Forças Armadas. "Após a separação do ARRW da aeronave, ele atingiu velocidades hipersônicas superiores a cinco vezes a velocidade do som, completou sua trajetória de voo e detonou no zona terminal. As indicações mostram que todos os objetivos foram cumpridos", afirmaram as autoridades.
O míssil foi projetado para "atacar alvos fixos e de alto valor em ambientes contestados, nos quais o tempo do ataque é um fator de risco". Isso significa que ele será usado para atingir alvos pré-determinados no solo, como locais fixos de mísseis, estações de radar, instalações de defesa aérea e infraestrutura ou até mesmo quartéis-generais do adversário.