Grande reservatório de água encontrado em Marte tem potencial para abrigar vida
Usando a atividade sísmica para investigar o interior de Marte, geofísicos encontraram evidências de um grande reservatório de água líquida abaixo de sua superfície. Os dados da sonda Insight, da NASA, permitiram aos cientistas estimar que a quantidade poderia cobrir todo o planeta com oceanos de até 2 quilômetros de profundidade. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.
Busca por vida
Embora essa seja uma boa notícia, o reservatório não será de grande utilidade para futuras colônias humanas. Isso porque ele está localizado em pequenas fissuras e poros nas rochas, a uma profundidade de 11,5 a 20 quilômetros abaixo da superfície, o que torna seu acesso extremamente difícil, mesmo com a tecnologia de perfuração disponível na Terra.
Apesar disso, a identificação do reservatório contribui para responder questões sobre a história geológica do planeta. "Compreender o ciclo da água em Marte é fundamental para entender a evolução do clima, da superfície e do interior", afirma Vashan Wright, professor da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. Outro ponto positivo é que a descoberta aponta para um local promissor na busca por vida em Marte, caso o reservatório possa ser alcançado.
“Estabelecer que existe um grande reservatório de água líquida fornece uma janela para o que o clima era ou poderia ser”, disse Michael Manga, professor de ciência terrestre e planetária da UC Berkeley. “E a água é necessária para a vida como a conhecemos. Não vejo por que [o reservatório] não seria um ambiente habitável. É certamente verdade na Terra — minas muito profundas abrigam vida, o fundo do oceano abriga vida. Não encontramos nenhuma evidência de vida em Marte, mas pelo menos identificamos um lugar que, em princípio, deve ser capaz de sustentá-la”, completou.