Histórico: Água é observada sendo formada em escala molecular pela primeira vez

Cientistas registraram a fusão de átomos de hidrogênio e oxigênio produzindo minúsculas bolhas em tempo real
Por History Channel Brasil em 02 de Outubro de 2024 às 12:14 HS
Histórico: Água é observada sendo formada em escala molecular pela primeira vez-0

Pesquisadores observaram pela primeira vez a fusão de átomos de hidrogênio e oxigênio para formar minúsculas bolhas de água em tempo real e em escala molecular. A façanha foi possível através de um microscópio eletrônico de alta precisão, permitindo uma nova compreensão do processo catalisado pelo paládio, um elemento metálico raro. Um estudo sobre o experimento foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Geração sustentável de água

O estudo revelou detalhes importantes sobre como o paládio facilita essa reação e ofereceu novas maneiras de acelerar o processo de geração de água. A equipe acredita que essa técnica pode ser uma solução prática para produzir água sob demanda, especialmente em ambientes áridos, como outros planetas. “Ao visualizar diretamente a geração de água em escala nanométrica, conseguimos identificar as condições ideais para uma geração rápida de água em condições ambientais”, disse Vinayak Dravid, pesquisador da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, e um dos líderes do estudo. Confira o processo no vídeo abaixo:

A tecnologia empregada pelos cientistas foi desenvolvida recentemente, permitindo a visualização de reações em nível atômico. Um novo método que utiliza membranas ultrafinas permitiu que moléculas de gás fossem analisadas dentro de nanorreatores, possibilitando um nível de detalhamento nunca antes alcançado.

Durante os experimentos, os pesquisadores viram pela primeira vez as bolhas de água se formando na superfície do paládio e, através de espectroscopia, confirmaram que o produto gerado era de fato água. Eles então focaram em otimizar o processo, descobrindo que a adição de hidrogênio antes do oxigênio resultava na reação mais rápida.

A pesquisa abre portas para a geração sustentável de água no espaço, onde seria possível preparar paládio cheio de hidrogênio antes de missões, necessitando apenas de oxigênio para gerar água em grandes quantidades.

Universidade Northwestern