Inicio

O vulcão da Antártida que expele quase 6 mil dólares em ouro todos os dias

Essa característica surpreendente do Monte Erebus chamou a atenção dos pesquisadores
Por History Channel Brasil em 11 de Julho de 2024 às 13:01 HS
O vulcão da Antártida que expele quase 6 mil dólares em ouro todos os dias-0

Além de registrar temperaturas extremamente frias, a Antártida apresenta uma intensa atividade vulcânica. O Monte Erebus, com 3.794 metros de altura, é um dos vulcões mais impressionantes da região. Uma de suas características é surpreendente: ele expele o equivalente a quase 6 mil dólares em ouro por dia.

Minúsculos cristais de ouro

O Monte Erebus foi observado em erupção pela primeira vez em 1841 pelo capitão Sir James Clark Ross. Ele emite gás, vapor e, ocasionalmente, rochas fundidas chamadas "bombas vulcânicas". Cientistas do Observatório da Terra da NASA detectaram minúsculos cristais de ouro metálico nas emissões de gás, com um tamanho que não supera 20 micrômetros.

Monte Erebus
Monte Erebus

Estima-se que cerca de 80 gramas de ouro sejam expelidos por dia pelo Monte Erebus, com um valor aproximado de 5.900 dólares. Essa riqueza natural não se limita ao topo do vulcão, já que o vento pode transportar os diminutos cristais de ouro a grandes distâncias. Rastros do metal foram encontrados a mil quilômetros do vulcão.

Embora seja um fato surpreendente, o impacto do Monte Erebus no mercado mundial de ouro é insignificante. Comparando os 80 gramas de ouro diários que são expelidos pelo vulcão com a produção anual global de mais de três mil toneladas, sua contribuição é nula. Além disso, os custos de extração e transporte de um lugar tão inóspito tornariam o processo economicamente inviável com a tecnologia e os preços de mercado atuais.

Fontes
New York Post e Accuweather
Imagens
istock