Japão se prepara para lançar satélite de madeira em setembro
O Japão se prepara para lançar o primeiro satélite de madeira do mundo em setembro deste ano. O dispositivo experimental, chamado LignoSat, foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Kyoto em parceria com a empresa madeireira Sumitomo Forestry. O projeto tem como objetivo testar meios para diminuir a poluição espacial.
Magnólia
O LignoSat é um pequeno cubo que mede 10 centímetros de lado e pesa pouco mais de 900 gramas. Ele foi construído utilizando uma técnica tradicional japonesa que dispensa o uso de parafusos ou cola, sendo equipado com painéis solares externos. As partes que normalmente seriam feitas de alumínio foram substituídas por madeira de magnólia, escolhida por sua resistência e facilidade de trabalho após testes de exposição ao espaço.
Japan to launch world's 1st wooden satellite in September https://t.co/uOtoAA8yr0 pic.twitter.com/uPEn3iMtds
— SPACE.com (@SPACEdotcom) June 4, 2024
Após chegar à Estação Espacial Internacional (ISS), o LignoSat será lançado em órbita a partir do módulo japonês Kibo. Os pesquisadores planejam estudar como a madeira se comporta no ambiente extremo do espaço, coletando dados sobre expansão, contração e degradação da madeira, além de monitorar a temperatura interna e o desempenho dos equipamentos eletrônicos.
Se o LignoSat tiver um bom desempenho, poderá abrir novas possibilidades para reduzir o impacto ambiental das reentradas de satélites. Os satélites tradicionais podem liberar partículas metálicas prejudiciais na atmosfera da Terra ao reentrarem e queimarem. O uso de madeira pode ser uma solução mais sustentável.