Mensagem "perturbadora" da Estação Espacial Internacional vaza por acidente
Uma mensagem "perturbadora" da NASA, transmitida da Estação Espacial Internacional (ISS), vazou após ter sido acidentalmente redirecionada para um canal público. O áudio viralizou nas redes sociais e deixou muita gente preocupada sobre o que poderia estar acontecendo. A agência espacial dos Estados Unidos teve até mesmo que divulgar um comunicado para explicar a situação.
Emergência médica
No áudio, supostamente uma comunicação entre o controle terrestre e a ISS, um médico dava conselhos sobre uma emergência médica com um dos tripulantes que estava sofrendo de doença descompressiva. "Se pudermos colocar o comandante de volta em seu traje, selá-lo [...] para tratamento hiperbárico com traje, seção três para oxigênio pós-pouso, essa seria minha recomendação," disse a voz anônima.
"Entenda que este é um tratamento de melhor esforço, então qualquer coisa que você possa fazer será melhor do que nada. Gostaria que você tivesse 100% de O2 fluindo via máscara enquanto coloca o traje antes de fechar o visor e pressurizar. Gostaria que fizesse uma verificação de pulso mais uma vez," acrescentou a voz.
Embora tenha preocupado os ouvintes, a NASA confirmou pouco depois que o áudio era, na verdade, um exercício de treinamento realizado em solo. "Não há situação de emergência ocorrendo a bordo da Estação Espacial Internacional," explicou a NASA em um comunicado publicado no X (antigo Twitter).
"Por volta das 17h28 CDT, o áudio foi transmitido no livestream da NASA a partir de um canal de áudio de simulação em solo, indicando que um membro da tripulação estava experimentando efeitos relacionados à doença descompressiva (DCS). Este áudio foi inadvertidamente redirecionado de uma simulação em andamento onde os membros da tripulação e as equipes terrestres treinam para vários cenários no espaço e não está relacionado a uma emergência real. Os membros da tripulação da Estação Espacial Internacional estavam em seu período de sono na época. Todos permanecem saudáveis e seguros, e a caminhada espacial de amanhã começará às 8h EDT conforme planejado", diz o comunicado.