NASA confirma que lixo espacial da Estação Espacial atingiu casa nos EUA
Uma casa na cidade de Naples, na Flórida, nos Estados Unidos, foi atingida por um objeto de metal no dia 8 de março. As suspeitas iniciais indicavam que o artefato poderia ter vindo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês). Agora, a NASA confirma que se tratava mesmo de lixo espacial originado da instalação que fica em órbita da Terra.
Destroços de equipamento de suporte
"Com base na análise, a agência determinou que os destroços são uma estaca do equipamento de suporte de voo da NASA usado para montar as baterias na plataforma de carga. O objeto é feito da liga metálica Inconel, pesa 0,726g, mede 10,16cm de altura e tem 4,06cm de diâmetro", diz um comunicado da NASA.
As baterias de níquel-hidreto foram descartadas após novas versões de íon de lítio terem sido entregues à ISS para uma atualização do sistema de alimentação. Os pesquisadores acreditavam que o material queimaria completamente ao reentrar na atmosfera da Terra, no entanto, isso não aconteceu. Uma equipe da Estação Espacial Internacional irá investigar as causas do incidente.
O pedaço de metal atingiu o telhado e atravessou dois andares da casa de Alejandro Otero. "Foi um som tremendo. Quase atingiu meu filho. Ele estava dois quartos adiante e ouviu tudo", disse ele na ocasião. O proprietário não estava na residência na hora da ocorrência. Ele espera ser reembolsado pelo prejuízo.