Missão da NASA encontra misteriosas manchas verdes em Marte
A missão do rover Perseverance, da NASA, fez uma descoberta instigante em Marte. O equipamento detectou manchas verdes inesperadas em rochas vermelhas, um achado que intriga cientistas e pode revelar segredos do passado do Planeta Vermelho. A surpresa aconteceu em uma área chamada "Serpentine Rapids".
Cores inusitadas
No local, o Perseverance utilizou uma broca de abrasão para investigar uma rocha batizada de “Wallace Butte”, revelando um mosaico de cores inusitadas — branco, preto e verde — no interior da amostra. Entre as descobertas, destacam-se as manchas de cor verde-acinzentada, formadas por núcleos escuros cercados por bordas verdes difusas, uma característica raramente encontrada em Marte.
Essas “manchas verdes” lembram as formações de rochas vermelhas da Terra, onde a passagem de água líquida antes da solidificação das rochas provoca reações químicas que transformam o ferro oxidado, normalmente vermelho, para uma versão reduzida de cor esverdeada. Em nosso planeta, microrganismos às vezes contribuem para essa transformação do ferro. No entanto, interações entre enxofre e ferro também podem gerar condições redutoras de ferro sem a presença de vida microbiana.
Por enquanto, os instrumentos do Perseverance não puderam analisar diretamente as manchas verdes, devido à limitação de espaço, mantendo o mistério sobre sua composição exata. A equipe de cientistas, no entanto, está de olho em novos locais promissores para desvendar os segredos dessas intrigantes formações.
Agora, enquanto Perseverance escala a borda da Cratera Jezero, sua base de operações há dois anos, a expectativa é alta. A equipe segue atenta e esperançosa de que essa nova etapa possa fornecer novas pistas sobre as condições antigas de Marte e quem sabe até mesmo sobre possíveis sinais de vida passada.