Misteriosa estrela é observada atravessando a galáxia a toda velocidade
Cientistas encontraram uma estranha e pequena estrela que viaja em alta velocidade pela Via Láctea. Embora desconheçam sua origem e a razão de seu comportamento, os pesquisadores acreditam que é possível que sua trajetória a faça abandonar completamente a galáxia. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista The Astrophysical Journal Letters.
Descoberta acidental
A descoberta foi feita por acaso, enquanto os astrônomos analisavam dados em busca de evidências do "Planeta 9". Os astrônomos calcularam que a estrela, que recebeu o nome de J1249+36, está viajando a uma velocidade de 600 quilômetros por segundo. Em comparação, o Sol está orbitando ao redor da Via Láctea a apenas um terço dessa velocidade.
A primeira hipótese levantada pelos cientistas é que essa estrela era companheira de uma anã branca que, ao explodir em uma supernova, lhe deu o impulso. A segunda é que a J1249+36 fazia parte de um aglomerado globular de estrelas muito unido, com um buraco negro central binário.
"Quando uma estrela encontra um buraco negro binário, a complexa dinâmica dessa interação de três corpos pode expulsar essa estrela do aglomerado globular", explicou Kyle Kremer, professor da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos. "Isso demonstra uma prova de conceito, mas na verdade não sabemos de qual aglomerado globular essa estrela é originária", completou. Os pesquisadores continuarão observando a trajetória da J1249+36, tentando desvendar os seus mistérios.