Misterioso "ovo" dourado é encontrado no fundo do mar no Alasca
Uma equipe da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês) se deparou com algo surpreendente enquanto explorava o fundo do mar. Durante uma expedição ao Alasca, os pesquisadores encontraram um misterioso objeto dourado que se assemelha a um ovo. A descoberta foi feita a uma profundidade de 3,1 quilômetros.
Testes em laboratório
Ao observar o objeto por meio de um veículo operado à distância, os pesquisadores notaram que ele tinha um buraco. “Algo tentou entrar… ou sair”, disse um dos cientistas durante a transmissão ao vivo da descoberta. “Só espero que, quando cutucarmos, algo não decida sair”, afirmou outro membro da equipe da expedição. “É como o início de um filme de terror”, brincou.
This golden orb, likely an egg casing, struck an imaginative chord for many watching yesterday.
— NOAA Ocean Exploration (@oceanexplorer) August 31, 2023
Today we dive on Denson Seamount. ROVs are launching & will remain on the seafloor until ~ 3:45pm ADKT/7:45pm EDT.
Join us! https://t.co/ScOhpINB18#Okeanos #seascapealaska #explore pic.twitter.com/Eq1sYeVQrr
Usando um braço robótico para tocar no ovo, os pesquisadores descobriram que ele era delicado, como tecido da pele. Em seguida, os pesquisadores usaram o equipamento para sugar o objeto com o objetivo de testá-lo em laboratório. Os membros da equipe têm algumas teorias sobre o que poderia ser o objeto: especula-se que ele seja uma casca de ovo ou restos de uma esponja.
A expedição da NOAA tem o objetivo de explorar habitats de peixes, corais e esponjas de águas profundas, comunidades quimiossintéticas e a coluna de água para ampliar o conhecimento sobre riscos geológicos passados e potenciais ameaças futuras. Atualmente, a equipe navega pelo litoral do Alaska. Os pesquisadores se concentram em mapear ambientes marinhos entre 200 e seis mil metros de profundidade.