NASA adia novamente missão lunar do programa Artemis
A NASA anunciou mais um adiamento na segunda missão do programa Artemis, prevista agora para ser lançada em abril de 2026. Inicialmente programada para setembro de 2025, a missão tem como objetivo enviar astronautas em uma viagem ao redor da Lua, mas sem pouso. Esse cronograma já havia sido alterado antes, quando a data foi postergada de novembro de 2024 para o ano seguinte.
Problemas técnicos
O adiamento se deve a problemas técnicos identificados no escudo térmico da cápsula Orion, que sofreu danos significativos durante o teste anterior. "A segurança de nossos astronautas é nossa estrela guia", declarou Bill Nelson, diretor da NASA, durante uma entrevista coletiva "Não iremos voar até estarmos prontos. Precisamos fazer o próximo teste corretamente, e é assim que o programa Artemis avança", completou.
Apesar dos desafios, Nelson afirmou que os engenheiros identificaram a origem do problema e estão confiantes de que podem resolvê-lo ajustando a trajetória de reentrada da cápsula. Ele também destacou a necessidade de uma avaliação completa antes de prosseguir. O plano agora é lançar a missão Artemis III, que incluirá um pouso lunar, em meados de 2027, mantendo-se à frente do programa chinês, que pretende chegar à Lua até 2030.
Quatro astronautas serão enviados na missão Artemis II: Christina H Koch, Jeremy Hansen, Victor Glover e Reid Wiseman. Essa será a primeira missão tripulada enviada à Lua após mais de 50 anos. O projeto abrirá o caminho para a tripulação da Artemis III caminhar na Lua.