NASA cria impressionante visualização 3D dos Pilares da Criação
Pesquisadores da NASA criaram uma impressionante visualização 3D dos Pilares da Criação, que são aglomerados de poeira e gás na Nebulosa da Águia, situada a cerca de 6,5 mil anos-luz da Terra. A partir de dados dos telescópios espaciais Hubble e James Webb, a equipe produziu o filme mais detalhado e abrangente dessas nuvens formadoras de estrelas.
Estrelas embrionárias
Os quatro Pilares da Criação são compostos principalmente de hidrogênio molecular frio e poeira. As estruturas em forma de dedos que se projetam de seu topo são maiores que o Sistema Solar e podem abrigar estrelas embrionárias. O pilar mais alto se estende por três anos-luz.
O filme leva os visitantes ao interior das estruturas tridimensionais dos pilares, baseando-se em dados observacionais de um artigo científico liderado por Anna McLeod, professora da Universidade de Durham, no Reino Unido. Várias etapas da formação estelar são destacadas na visualização. À medida que os espectadores se aproximam do pilar central, eles veem no topo uma protoestrela embrionária embutida, brilhando em vermelho intenso na luz infravermelha.
“A criação dos Pilares da Criação em 3D sempre esteve em nossos planos. Os dados do Webb, combinados com os do Hubble, nos permitiram ver os pilares com mais detalhes”, disse Greg Bacon, líder de produção do Space Telescope Science Institute (STScI). “Entender a ciência e como melhor representá-la permitiu que nossa pequena e talentosa equipe enfrentasse o desafio de visualizar essa estrutura emblemática”, completou.