NASA encontra evidências de um antigo rio em Marte
A NASA revelou que a sonda Perseverance, que está atravessando a superfície de Marte, capturou imagens que forneceriam evidências geológicas de que um rio "profundo e de fluxo rápido" correu no Planeta Vermelho em um passado remoto. De acordo com os pesquisadores, o curso de água fazia parte de uma rede de vias que fluíam para a Cratera Jezero, a área que a sonda explora desde que pousou em solo marciano, há mais de dois anos.
Busca por vida em Marte
No momento, a Perseverance está explorando o topo de uma pilha de rochas sedimentares em forma de leque de 250 metros de altura que apresenta camadas curvas que sugerem vestígios de água corrente. Uma pergunta que os cientistas querem responder é se a água fluiu em riachos relativamente rasos ou um sistema fluvial mais poderoso. Um panorama obtido a partir de centenas de imagens capturadas pela sonda revelando pistas importantes: grãos de sedimentos grosseiros e pedras, algo que sugere que o local abrigou um rio caudaloso.
“Isto (as pedras e seixos) indica um rio de alta energia que carrega muitos detritos. Quanto mais poderoso o fluxo de água, mais facilmente ele pode mover pedaços maiores de material. Tem sido um prazer observar rochas de outro planeta e ver processos tão familiares”, disse Libby Ives, pesquisadora da NASA.
Um dos principais objetivos da Perserverance envolve a astrobiologia. De acordo com a NASA, compreender esses ambientes aquáticos pode ajudar os cientistas em a procurar sinais de vida microbiana antiga que pode ter sido preservada nas rochas marcianas.