NASA responde sobre temor do asteroide 2007 FT3 atingir a Terra
Nas últimas semanas, alguns veículos de imprensa noticiaram que um asteroide chamado 2007 FT3 estaria em rota de colisão com a Terra. Esses órgãos alertavam que o objeto espacial poderia atingir nosso planeta em 5 de outubro de 2024. Em vista disso, a NASA se pronunciou e respondeu que não há risco de isso acontecer.
Nosso planeta está fora de perigo
O asteroide 2007 FT3 é uma grande rocha de aproximadamente 300 metros que está entre as órbitas de Marte e Júpiter. O impacto de um objeto desse tamanho contra a Terra poderia causar grandes danos. No entanto, a NASA afirma que este asteroide em particular não representa nenhuma ameaça para os habitantes do nosso planeta.
A NASA e outros observatórios monitoram as órbitas de diversos asteroides, especialmente aqueles classificados como “objetos próximos à Terra”. Segundo a agência espacial dos Estados Unidos, nenhum desses objetos oferece risco para o nosso planeta ao menos pelos próximos 100 anos.
“Não há ameaças conhecidas de impacto de asteroides contra a Terra em qualquer momento do próximo século. A NASA e seus parceiros observam diligentemente os céus para encontrar, rastrear e categorizar asteroides e objetos próximos da Terra", disse um porta-voz da agência espacial ao jornal The Standard.