NASA seleciona empresas que irão desenvolver veículos lunares para a missão Artemis
A NASA selecionou as três empresas que irão desenvolver versões do Veículo de Terreno Lunar (LTV) que será usado na Missão Artemis. As companhias Intuitive Machines, Lunar Outpost e Venturi Astrolab ficarão responsáveis pelo equipamento que será usado para percorrer a superfície da Lua enquanto os astronautas conduzem pesquisas científicas. A ideia é que o dispositivo comece a ser utilizado em 2030.
Exploração do Polo Sul da Lua
"Estamos ansiosos pelo desenvolvimento do veículo de exploração lunar da geração Artemis para nos ajudar a avançar no nosso conhecimento sobre a Lua," disse Vanessa Wyche, diretora do Centro Espacial Johnson, da NASA."Este veículo aumentará significativamente a capacidade de nossos astronautas de explorar e conduzir pesquisas na superfície lunar, além de servir como uma plataforma científica entre missões tripuladas", afirmou.
Cada empresa desenvolverá seu conceito de veículo ao longo dos próximos 12 meses, sob uma "ordem de tarefa de viabilidade" da NASA. Segundo um comunicado da agência, o valor total potencial do contrato de serviços do LTV é de $4,6 bilhões para todos os prêmios. A equipe ou equipes selecionadas serão responsáveis não apenas por construir seu veículo, mas também por levá-lo à região do Polo Sul da Lua.
De acordo com a NASA, o veículo será capaz de lidar com as condições extremas no Polo Sul da Lua e contará com tecnologias avançadas para gerenciamento de energia, direção autônoma e sistemas de comunicação e navegação de última geração. "Iremos usar o LTV para viajar para locais aos quais de outra forma não poderíamos alcançar a pé, aumentando nossa capacidade de explorar e fazer novas descobertas científicas", disse Jacob Bleacher, chefe da Diretoria de Missões de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da agência.