Nova cratera é formada pela colisão de sonda russa com a Lua
No dia 19 de agosto, a missão russa Luna-25 chegou a um fim abrupto quando a sonda enviada pela agência espacial Roscosmos se chocou contra a Lua. Agora, a NASA divulgou imagens da cratera deixada pela colisão acidental. O registro foi feito pela espaçonave robótica Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO).
Nova cratera
A Roscosmos publicou uma estimativa do ponto de impacto em 21 de agosto. Com esses dados, a equipe da LRO conseguiu enviar comandos para a espaçonave fazer imagens do local. Em seguida, os pesquisadores compararam imagens tiradas antes do impacto com a sequência registrada depois da colisão e encontraram uma pequena cratera nova.
NASA's Lunar Reconnaissance Orbiter (@LRO_NASA) has spotted a new crater on the Moon!
— Paul Byrne (@ThePlanetaryGuy) August 31, 2023
This particular crater was made by humans, when the Luna-25 spacecraft pancaked into the lunar surface.
You can even see blast marks radiating from the point of impact. pic.twitter.com/mlveHu1rBS
A imagem mais recente da área antes da colisão havia sido capturada pela LRO em junho de 2022, portanto, a cratera se formou algum tempo depois dessa data. Como essa nova cratera está próxima do ponto de queda estimado da Luna-25, a equipe da NASA concluiu que é provável que a depressão seja proveniente dessa missão e não tenha sido provocada por um impacto natural.
A nova cratera tem cerca de 10 metros de diâmetro e está localizada a 57,865 graus de latitude sul e 61,360 graus de longitude leste, a uma altitude de cerca de 360 metros negativos. Segundo a NASA, o ponto de impacto ocorreu na borda interna íngreme da cratera Pontécoulant G, situada a cerca de 400 quilômetros do ponto onde a missão Luna-25 deveria ter pousado.