PARASITA "VAMPIRO" QUE DEVORA LÍNGUAS DE PEIXES É ENCONTRADO NOS EUA

Um parasita aterrorizante que devora línguas de peixes e toma o lugar desses órgãos foi encontrado por funcionários do Parque Estadual da Ilha Galveston, no Texas, nos Estados Unidos. A estranha criatura estava vivendo na boca de uma corvina. Trata-se de um crustáceo isópode cujo nome científico é Cymothoa exigua, mas é mais conhecido como "piolho comedor de línguas".
Parasita devorador de línguas
Segundo os pesquisadores, esse parasita entra no corpo de peixes pelas brânquias e então se agarra à base da língua do animal. O Cymothoa exigua extrai sangue utilizando as garras que tem na frente do corpo, causando atrofia na língua do peixe por falta de sangue. A criatura então substitui a língua do animal, se ligando aos músculos da base do órgão.

Segundo pesquisadores do Parque Estadual da Ilha Galveston, esse é o único caso conhecido em que um parasita substitui funcionalmente o órgão de um hospedeiro. O mais surpreendente é que o peixe é capaz de usar o parasita como uma língua normal, sem desenvolver outros problemas. Felizmente, essas criaturas não oferecem riscos para os humanos.
O parasita pode ser encontrado desde o sul do Golfo da Califórnia até o norte do Golfo de Guayaquil, Equador, assim como em partes do Oceano Atlântico. Além da corvina, o piolho comedor de línguas é comumente encontrado na boca da truta marinha e em várias espécies de pargos.