Península Antártica se torna verde devido às mudanças climáticas, diz estudo

A cobertura vegetal da região cresceu mais de dez vezes nas últimas quatro décadas por consequência do aquecimento na região
Por History Channel Brasil em 07 de Outubro de 2024 às 16:10 HS
Península Antártica se torna verde devido às mudanças climáticas, diz estudo-0

Pesquisadores identificaram um aumento expressivo na cobertura vegetal da Península Antártica, que cresceu mais de dez vezes nas últimas quatro décadas. As observações sugerem que o aquecimento acelerado da região causado pela ação humana está contribuindo para essa transformação. Um estudo sobre a descoberta foi publicado no revista Nature Geoscience.

Crescimento drástico

De acordo com a pesquisa, a área coberta por vegetação passou de menos de um quilômetro quadrado em 1986 para quase 12 quilômetros quadrados em 2021. Entre 2016 e 2021, esse crescimento se intensificou, com uma expansão de mais de 400 mil metros quadrados por ano, um aumento de mais de 30% em comparação com o período total de estudo.

Vegetação na Antártida
Vegetação na Antártida (Imagem: Dan Charman/Universidade de Exeter,Divulgação via EurekAlert)

“O que encontramos na Península Antártica – principalmente musgos – cresce nas condições mais extremas da Terra”, afirmou Thomas Roland, pesquisador da Universidade de Exeter, na Inglaterra. "A paisagem ainda é quase totalmente dominada por neve, gelo e rochas, com apenas uma pequena fração colonizada por vida vegetal. Mas essa pequena fração cresceu drasticamente – mostrando que até mesmo essa vasta e isolada 'região selvagem' está sendo afetada pelas mudanças climáticas causadas pelo homem", completou.

Olly Bartlett, cientista da Universidade de Hertfordshire, na Inglaterra, destacou que, com o aquecimento contínuo, a vegetação tende a se expandir ainda mais. "O solo na Antártida é, em sua maioria, pobre ou inexistente, mas esse aumento na vida vegetal adicionará matéria orgânica e facilitará a formação de solo, potencialmente abrindo caminho para o crescimento de outras plantas. Isso aumenta o risco da chegada de espécies não nativas e invasoras, possivelmente trazidas por ecoturistas, cientistas ou outros visitantes do continente", alertou.

A península Antártica é a parte continental mais setentrional da Antártida, e quase a única parte desse continente que se estende para fora do Círculo Polar Antártico. Os cientistas enfatizam a importância de pesquisas adicionais para entender os mecanismos específicos que impulsionam esse “verdejamento” e os impactos de longo prazo na biologia e na paisagem da região.

Universidade de Exeter, via EurekAlert