Rara "múmia de dinossauro" é encontrada no Canadá
Pesquisadores podem ter encontrado um esqueleto de dinossauro completo com pele fossilizada no Canadá. Segundo os cientistas, trata-se dos restos de um hadrossauro, uma grande criatura com bico de pato. Descobertas desse tipo são muito raras, então essa “múmia de dinossauro” deve fornecer informações importantes sobre a aparência e a anatomia geral do animal.
Esqueleto preservado
O fóssil foi localizado se projetando de uma encosta no Dinosaur Provincial Park, em Alberta, um dos locais mais ricos do mundo em fósseis de dinossauros. De acordo com um comunicado da Universidade de Reading, na Inglaterra, o fóssil inclui uma grande parte da cauda do animal e sua pata traseira direita. Os cientistas dizem que o fóssil está orientado de uma maneira que sugere que todo o esqueleto ainda pode estar preservado no local.
Fossil discovery could be rare complete dinosaur skeleton
— Uni of Reading (@UniofReading) September 1, 2022
Students and academics from @UniofReading & @UniNewEngland are excavating the hadrosaur fossil in the first international palaeontology field school, in collaboration with @RoyalTyrrell.
Read more https://t.co/jEWKMKGIS8 pic.twitter.com/OSuLzXElnX
"Esta é uma descoberta muito emocionante e esperamos concluir a escavação nas próximas duas temporadas de campo. Com base no pequeno tamanho da cauda e do pé, é provável que seja um juvenil", disse Brian Pickles, da Universidade de Reading. "Embora os dinossauros adultos com bico de pato estejam bem representados no registro fóssil, os animais mais jovens são muito menos comuns. Isso significa que a descoberta pode ajudar os paleontólogos a entender como os hadrossauros cresceram e se desenvolveram”, completou.
“Os fósseis de hadrossauros são relativamente comuns nesta parte do mundo, mas outra coisa que torna este achado único é o fato de que grandes áreas do esqueleto exposto estão cobertas de pele fossilizada. Isso sugere que pode haver ainda mais pele preservada dentro da rocha, o que pode nos dar mais informações sobre a aparência do hadrossauro", disse Caleb Brown, do Museu Royal Tyrrell.