Sonda da NASA registra impressionante brilho verde em Júpiter
Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar, está sendo estudado pela sonda Juno, da NASA, desde 2016. Agora, as câmeras do equipamento registraram um impressionante brilho verde em um vórtex perto do polo norte do planeta. Segundo os cientistas, a imagem retrata um gigantesco raio que atingiu a região.
Na Terra, os relâmpagos se originam de nuvens de água e ocorrem com mais frequência perto da linha do Equador. Já em Júpiter, os raios provavelmente ocorrem em nuvens contendo uma solução de amônia e água. Segundo a NASA, eles podem ser vistos com mais frequência perto dos polos do planeta.
Além da Terra, Júpiter foi o primeiro planeta em que os humanos descobriram relâmpagos, graças à sonda espacial Voyager 1, também da NASA, que detectou sinais de rádio dos raios nas enormes tempestades do gigante gasoso durante um sobrevoo em 1979. Hoje, os cientistas sabem que Júpiter não é o único planeta com relâmpagos. Saturno, Urano e Netuno também os possuem.
Juno é a segunda sonda a entrar na órbita de Júpiter. A missão custou U$ 1,1 bilhão e tem como objetivo explorar a origem e evolução de Júpiter para buscar mais informações sobre a formação de outros planetas. Nos próximos meses, ela estudará o lado noturno do planeta gigante.