Inicio

Espetacular tumba de 4 mil anos é aberta ao público pela primeira vez no Egito

Estrutura foi erguida para abrigar os restos mortais de um oficial de alto escalão da corte do faraó Mentuotepe II
Por History Channel Brasil em 20 de Fevereiro de 2023 às 09:27 HS
Espetacular tumba de 4 mil anos é aberta ao público pela primeira vez no Egito-0

Após um longo trabalho de restauração e documentação, o governo do Egito abriu ao público uma espetacular tumba de mais de quatro mil anos. Trata-se da mais antiga estrutura aberta para visitação na margem ocidental de Luxor. A região é famosa por abrigar alguns dos monumentos faraônicos mais espetaculares, incluindo o famoso Vale dos Reis.

Tumba de Meru

A tumba foi construída para abrigar os restos mortais de um homem chamado Meru. Segundo os arqueólogos, ele era um alto funcionário da corte do faraó Mentuotepe II (2055-2004 a.C.), da 11ª Dinastia,. O túmulo, esculpido na rocha, foi restaurado pelo Centro Polonês de Arqueologia Mediterrânea da Universidade de Varsóvia e pelo Conselho Supremo de Antiguidades do Egito.

Restauração da tumba de Meru
Restauração da tumba de Meru

O túmulo fica localizado na necrópole norte de Asasif, local de sepultamento dos oficiais mais proeminentes do Império Médio do Egito (2055-1773 a.C.). A estrutura, erguida de frente para o caminho que levava ao templo de Mentuotepe II, contém um corredor que leva a uma capela de oferendas com um nicho contendo uma estátua de Meru. A tumba também tem um poço funerário contendo um sarcófago.

O poço funerário é a única câmara decorada da tumba. O espaço abriga paredes com pinturas de figuras humanas feitas sobre uma base de gesso calcário. A tumba de Meru é conhecida pelos arqueólogos desde meados do século XIX.

Fontes
Ahram Online e Ministério das Antiguidades do Egito
Imagens
Ministério das Antiguidades do Egito/Divulgação