Anunciada a chegada de um dispositivo de IA capaz de "ler a mente" do usuário
![Anunciada a chegada de um dispositivo de IA capaz de "ler a mente" do usuário-0](/sites/history.uol.com.br/files/styles/wide/public/images/2025/02/07/DIspositivo%20cerebral%20-%20History%20Channel%20Brasil.jpg)
A empresa norte-americana Based Hardware anunciou o lançamento do Omi, um dispositivo de inteligência artificial projetado para aumentar a produtividade do usuário por meio de uma "interface cerebral" que seria capaz de "ler a mente". De acordo com seus desenvolvedores, a tecnologia estará disponível no segundo trimestre de 2025 e terá um preço de 89 dólares.
Detalhes incertos
O Omi funciona em conjunto com smartphones e pode ser ativado por comando de voz. Além disso, capta e analisa conversas usando tecnologia GPT-4o. A empresa afirma que os usuários podem controlar quais interações são armazenadas e deletá-las rapidamente. Para aqueles com conhecimento avançado em eletrônica, os documentos para construir um Omi próprio foram disponibilizados publicamente.
Nik Shevchenko, fundador da Based Hardware, destaca que o objetivo é atingir um nível mais avançado de leitura da mente. "Sabemos que pode ser difícil e ambicioso, por isso estamos começando com o caso de uso mais simples e útil: ativação de dispositivos", escreveu ele em uma postagem no X.
Apesar do entusiasmo em torno do Omi, muitos detalhes sobre sua capacidade real de ler a mente permanecem incertos. A empresa afirma que o módulo cerebral será um componente separado, mas ainda não esclareceu exatamente como ele funcionará.