Inicio

Como o submarino Titan implodiu e qual foi o destino de seus ocupantes

Casco da embarcação teria entrado em colapso completo em apenas um milésimo de segundo
Por History Channel Brasil em 23 de Junho de 2023 às 15:39 HS
Como o submarino Titan implodiu e qual foi o destino de seus ocupantes-0

Os destroços do submarino Titan, encontrados na quinta-feira (22/06), apontam que a embarcação sofreu uma implosão durante uma expedição ao local de naufrágio do Titanic. Mas o que exatamente isso quer dizer? Especialistas explicaram o que pode ter acontecido com o veículo e como isso resultou no fim trágico de seus cinco ocupantes. 

Forte pressão

Os primeiros indícios sugerem que o casco do Titan tenha sido implodido no domingo devido à forte pressão da água, quando estava a uma profundidade de 3.500 metros abaixo do nível do mar. Uma implosão é o oposto de uma explosão: enquanto durante uma explosão a pressão se dispersa para fora da área e para a atmosfera, uma implosão significa que a pressão entra com força, esmagando tudo no seu interior.

Segundo Dave Corley, ex-oficial de submarino nuclear dos Estados Unidos, quando o casco de um submarino entra em colapso, ele se move para dentro a uma velocidade de aproximadamente 2.414km/h. O tempo necessário para o colapso completo é de aproximadamente um milésimo de segundo. Quanto aos passageiros a bordo, a implosão teria acontecido tão rapidamente que eles não teriam percebido o que estava acontecendo.

“Teria sido tão repentino que eles nem saberiam que havia um problema ou o que aconteceu com eles", afirmou Dale Molé, ex-diretor de medicina submarina e saúde de radiação da Marinha dos EUA, em entrevista ao Daily Mail. “É como estar aqui por um minuto e depois desligar o interruptor. Você está vivo em um milissegundo e no próximo milissegundo você está morto”, completou.

Fontes
BBC e LadBible
Imagens
OceanGate/Divulgação