Exoplaneta é descoberto orbitando a estrela solitária mais próxima do Sol

Chamado de Barnard b, ele tem pelo menos metade da massa de Vênus e tem temperatura superficial de cerca de 125°C
Por History Channel Brasil em 02 de Outubro de 2024 às 16:05 HS
Exoplaneta é descoberto orbitando a estrela solitária mais próxima do Sol-0

Astrônomos descobriram um novo exoplaneta orbitando Barnard, a estrela solitária mais próxima do nosso Sol. Esse planeta recém-identificado, que tem pelo menos metade da massa de Vênus, completa sua órbita em pouco mais de três dias terrestres. A descoberta, feita utilizando o Telescópio VLT do Observatório Europeu do Sul (ESO), é tema de um estudo publicado no periódico Astronomy & Astrophysics.

Planeta Barnard b

Localizada a apenas seis anos-luz de distância, a estrela de Barnard é o segundo sistema estelar mais próximo da Terra, ficando atrás apenas do grupo de três estrelas de Alpha Centauri. Devido à sua proximidade, ela é um alvo preferido na busca por exoplanetas semelhantes à Terra. Embora houvesse uma possível detecção em 2018, somente agora a existência de um planeta em órbita da estrela foi confirmada.

A pesquisa que revelou o exoplaneta foi conduzida ao longo de cinco anos. "Mesmo que tenha demorado, sempre tivemos confiança de que encontraríamos algo", afirmou Jonay González Hernández, autor principal do estudo. O exoplaneta recém-descoberto, chamado Barnard b, está muito próximo de sua estrela, com uma temperatura superficial de cerca de 125°C, o que torna inviável a presença de água líquida.

Além do Barnard b, a equipe detectou sinais de três candidatos a exoplanetas orbitando a mesma estrela, mas mais observações serão necessárias para confirmá-los. Alejandro Suárez Mascareño, coautor do estudo, destaca que essa descoberta reforça que "nosso quintal cósmico está cheio de planetas de baixa massa".

ESO